10 curiosidades sobre a Índia

curiosidades sobre a Índia

Apesar dos muitos anos de colonização externa, boa parte dos hábitos do povo indiano foi mantido quase intacto. A convivência frequente com outros povos, no entanto, fez com que novos costumes fossem incorporados, transformando o país em um lugar absolutamente único, com características difíceis de ser observadas em qualquer outro lugar do mundo. Confira a seguir, algumas curiosidades sobre a Índia, e se espante com essa terra de grande riqueza cultural, pluralidade religiosa, e população gigantesca.

Curiosidades sobre a Índia

Superpopulação

A população do país é, atualmente, a segunda maior do mundo. São mais de 1,3 bilhões de pessoas. O nascimento por lá é considerado um momento sagrado, por isso, os métodos contraceptivos praticamente não são estimulados. Por ano, nascem quase 30 milhões de indianos.

A ausência de uma política de natalidade, inclusive, faz com que especialistas projetem, em um futuro próximo, sua população ultrapassando a chinesa e se tornando a maior do planeta.

Idiomas e dialetos

A diversidade linguística no território indiano é impressionante. São mais de 20 idiomas oficiais reconhecidos pela constituição, e mais de 1.600 diferentes dialetos ao longo do país. A Índia é ainda, atrás dos Estados Unidos, o segundo lugar com mais pessoas aptas a se comunicar em inglês. A língua é falado, atualmente, por mais de 200 milhões de indianos.

Maior democracia do mundo

A nação é considerada a maior democracia de todo o planeta. O número exato de pessoas em idade para votar é desconhecido e difícil de ser calculado, no entanto, estima-se algo acima dos 500 milhões de eleitores. Para se ter uma ideia, no Brasil, o número não ultrapassa os 150 milhões.

Trilhos a perder de vista

A rede ferroviária do país é considerada a segunda maior do mundo. No total, são mais de 60 mil quilômetros cortados por trilhos, que transportam, ao longo de um ano, mais de oito bilhões de passageiros.

Industria cinematográfica

Ao contrário do que se poderia pensar, a maior indústria cinematográfica do Terra não está nos Estados Unidos, e sim na Índia. O país abriga a famosa Bollywood, além de diversas outras praças como Tollywood, Kollywood, Pollywood. A nação é a líder global tanto em número de filmes produzidos quanto de ingressos vendidos.

Religiosidade

A Índia também é destaque quando o assunto é religião. Quatro das maiores e mais importantes manifestações religiosas do mundo nasceram por lá. São elas o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o sikhismo.

Transito caótico

O transito indiano é o mais caótico do planeta. A única regra válida é, provavelmente, o uso das buzinas. Dividem as ruas com os carros um número assustador de pessoas, animais, ônibus, motos, bicicletas, tuk-tuks, além de outros meios de transporte. Dirigir no país é um verdadeiro exercício de coragem, destreza e paciência.

Big Mac

O fato da vaca ser um animal sagrado para o hinduísmo faz com que o sanduíche mais famoso do planeta, o Big Mac, tenha na Índia a sua única versão feita com hambúrguer de frango.

Comer com a mão

Talheres praticamente não são usados por lá. O hábito mais comum é comer com a mão direita. A esquerda, usada para propósitos higiênicos, não deve ser utilizada para se alimentar, por ser considerada suja e impura.

Cédula anti corrupção

Existe, em circulação no país, mais de duas milhões de cédula de zero rúpias, usadas como forma de responder aos funcionários públicos corruptos do país que, habitualmente, pedem algum tipo de propina. E por falar em dinheiro, saiba que é proibido para os estrangeiros levar rúpias, a moeda local, para fora do território do país.

Confira também cinco motivos pelos quais a Índia pode ser uma excelente opção de intercâmbio para você.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão