Dicas de idioma para intercambistas

dicas de idioma para intercambistas
Foto: IStock

Um dos principais receios dos intercambistas é de não conseguir se virar bem na língua do destino escolhido. E é normal sentir aquele “friozinho na barriga” ao pensar em passar um tempo em um país onde você terá que se comunicar diariamente em um idioma que não é o seu nativo. Para te ajudar nisso, preparamos algumas dicas de idioma para que você aproveite sua experiência ao máximo.

Confira nossas dicas de idioma para intercambistas

Não existe melhor forma de se aprender e consolidar o aprendizado da nova língua do que fazendo um intercâmbio. Afinal, você estará em contato com o idioma desde a hora que acorda até o momento de ir dormir, em todas as atividades do dia. Além disso, cria-se uma afetividade que, segundo a professora de Literatura Inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Miriam de Paiva, é fundamental: “A partir do momento que você vai para um outro país, conhece a cultura e as pessoas, começa a criar esses laços afetivos que te ajudam a aprender e consolidar essa aprendizagem do idioma”.

Pratique bastante

Mas é preciso realmente praticar. Existem alguns brasileiros que preferem ficar o máximo do tempo possível com pessoas da mesma nacionalidade, por medo ou preguiça de se arriscarem na nova língua ou em função das diferenças culturais. Ao chegar em um novo país, é muito importante se abrir para ele e vivenciar a nova cultura, a culinária local, os costumes e, principalmente, o idioma. Miriam sugere que os intercambistas estabeleçam um horário do dia para ter o contato com o português e durante o resto do tempo, façam uma imersão no idioma local: “Determine um horário do dia em que irá interagir com as pessoas do Brasil. Se ficar o tempo todo no Facebook ou WhatsApp e ficar ligado ao Brasil, não se dará a chance de gostar do local onde está. Fica muito mais difícil de aprender, de estabelecer laços afetivos com o local”.

Não tenha medo de errar

Essa dica é muito importante: não tenha medo de errar. Tenha a famosa “cara de pau”! Seja na padaria ou no supermercado, procure sempre conversar com as pessoas. É assim que você vai aprender. A professora dá uma sugestão: “Se você quer se referir a um determinado objeto mas não sabe o nome dele, uma ideia é descrevê-lo. Com isso, estará praticando, usando o seu vocabulário para falar daquilo. Isso vai te ajudando a relaxar também. Então, se não sabe exatamente a palavra, vai fazendo analogias, use o que sabe para chegar onde quer”.

Assista filmes e televisão no idioma local

Uma outra dica é assistir os programas de televisão locais e filmes, de preferência sem legenda, ou com a legenda do idioma em questão. Isso também vai te ajudar muito a ampliar o seu vocabulário e consolidar o aprendizado.

O que fazer para não perder o aprendizado quando voltar do intercâmbio

É muito comum que ao voltar de um intercâmbio, pela falta de prática, as pessoas percam a fluência no idioma. Para que isso não aconteça, Miriam dá algumas sugestões:

  1. Configure seu computador, redes sociais e smartphone para a língua que aprendeu.
  2. Estabeleça um desafio para você: estude para avançar pelo menos um ou dois níveis do nível que possui atualmente na língua.
  3. Depois de estudar bastante, tire o certificado de proficiência na língua.
  4. Incorpore o idioma na sua rotina. Comece a usá-lo para ler assuntos que gosta, como astrologia, culinária… o que for do seu interesse.
  5. Use aplicativos de aprendizagem de idiomas.

O segredo, independentemente de onde você esteja, é nunca parar de estudar, praticar e incorporar a língua no seu cotidiano. Com isso, não tenha dúvidas de que irá conseguir a fluência que busca.

E você tem vontade de aprender um terceiro idioma? Clique aqui e veja algumas dicas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão