TOEFL, IELTS e PTE: você sabe a diferença entre eles?

TOEFL, IELTS e PTE
TOEFL, IELTS e PTE são os 3 exames mais populares entre os intercambistas.

Aqueles que pensam em fazer uma graduação, pós-graduação ou mestrado fora do país, geralmente precisam fazer um exame de proficiência do idioma para comprovar um conhecimento intermediário (ou avançado, dependendo do que a instituição determinar) dele. Os três exames mais procurados por intercambistas que vão para algum país de língua inglesa são: TOEFL, IELTS e PTE.

TOEFL, IELTS e PTE: principais diferenças entre eles 

Os três exames avaliam as quatro competências: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. A diferença é que o (International English Language Testing System) (IELTS) não é realizado via computador, ao contrário do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e do Pearson Test of English (PTE).

Para decidir entre eles, a primeira coisa que você deve fazer é procurar saber qual deles é exigido pela instituição onde você deseja estudar e qual é a nota mínima que você precisa. O site oficial dos exames traz a relação dos países e  instituições nos quais eles são aceitos.

Também é importante ficar atento ao tipo da prova. O IELTS e o PTE têm as opções “geral” ou “acadêmico”. Para fins de estudo, você deve fazer o “acadêmico”.

Por ser o mais popular deles, o IELTS costuma ser o mais difícil de conseguir datas disponíveis. O PTE é o que possui mais disponibilidade e é também o que libera os resultados mais rapidamente – em até cinco dias úteis.

O IELTS também é o mais caro deles: a taxa de inscrição é 215 euros. O TOEFL é 215 dólares e o PTE, 160 dólares (se o agendamento for feito mais perto da data da prova é um pouco mais caro: 200 dólares).

O tempo de duração das provas também é diferente: o IELTS dura 2 horas e 45 minutos, o TOEFL, 4 horas e o PTE dura 3 horas. A validade dos testes é a mesma: dois anos.

Para qualquer um dos três, você vai encontrar muito material de estudo na internet. O site oficial das provas disponibiliza algumas coisas e o YouTube é uma excelente fonte de estudos. Lá você vai encontrar canais com simulados e dicas de aplicantes que tiveram sucesso nos exames. Além disso, existem muitos professores especializados nos exames que dão aulas presenciais ou por Skype.

Para decidir qual dos três irá fazer, cheque qual é aceito na instituição na qual vai estudar e faça simulados das provas para ver com qual você se sente mais confortável e confiante. No mais, estude bastante e boa sorte!

Resolveu fazer o PTE? Veja mais informações sobre esse exame.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão