Os 5 melhores mercados públicos do mundo

O Grand Bazaar, em Istambul, é um dos maiores e mais antigos mercados públicos do mundo

Há quem diga que a melhor forma de conhecer melhor uma cidade é visitando o seu mercado público. Afinal, esse espaço concentra moradores locais, o melhor da gastronomia típica da região, bebidas, artesanatos e, muitas vezes, bons restaurantes. E, em cada país, há um mercado que se destaca. Os mineiros, por exemplo, orgulham-se do Mercado Municipal, considerado o melhor do Brasil. Mas e em outras nações?

Melhores mercados públicos do mundo

A lista é variada e bem ampla. Por isso, selecionamos cinco mercados que se diferenciam bem entre si e, por isso, são opções curiosas para quem for visitar as cidades em que estão localizados. Confira nossa seleção:

 Grand Bazaar, Istambul

Esse é o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo. É impossível ir à Istambul e não passar por, pelo menos, uma parte, dos 300 mil metros quadrados do local. São mais de três mil lojas, casas de chá, mesquitas, cafés e restaurantes. Os tecidos, luminárias, especiarias e joias encantam os turistas. E fica a dica: os turcos gostam muito de negociar preços. Vá com paciência para pechinchar bastante!

Rialto Mercato, Veneza

Quem leu ‘O Mercador de Veneza’, obra de William Shakespeare, certamente, já se imaginou pelas barracas do mercado de Rialto, onde aconteciam grandes comerciais na antiguidade. Entre os canais de Veneza, encontra-se esse local, que possui uma variedade de frutos do mar, frutas e verduras.

Mercado de flores de Aalsmeer – Aalsmeer

Próxima de Amsterdã, a cidade de Aalsmeer abriga o maior mercado distribuidor flores do mundo. Por lá, são vendidas cerca de 20 milhões de unidades de flores diariamente e também acontecem leilões. Imagine a profusão de cores e aromas que o local possui!

Chatuchak, Bangkok, Tailândia

Autointitulado o maior do mundo, esse mercado possui mais de 15 mil estandes, que vendem os mais diferentes produtos. No mesmo ambiente é possível encontrar roupas de grifes, cobras, peixes, comidas, budas, entre uma infinidade de coisas.

Mercado Otavalo – equador

Essa é uma verdadeira aula de cultura. O Otavalo possui o maior mercado indígena ao ar livre da América do Sul. Por lá, encontram-se tecidos e artesanatos locais, instrumentos musicais e tudo mais que faz parte da cultura desse povo.

Souk – Fez

Quem assistiu à novela “O Clone” lembra bem da medina de Fez El-Bali. Diferente de tudo o que temos no ocidente, entre as ruas que parecem labirintos encontram-se, desde lenços de seda à carne de camelo, passando por luminárias, especiarias e ouro.  Esse caos cultural é Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Khan al khalili – Cairo

Estar no Egito já é uma experiência única. Agora imagine passear por um mercado que tem mais de mil anos! Por lá, é vendido de tudo e o visitante precisa estar atento para não compras itens falsificados e com disposição para negociar valores.

 

Quais desses mercados você tem mais vontade de conhecer? Para visitar mercados e outros pontos de uma cidade sem pressa, a melhor forma é investindo em um slow travel. Saiba o que é isso aqui!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão