Canadian Rockies: Um paraíso para intercambistas

Canadian Rockies

O Canadá é um país de múltiplos destinos. O seu território de quase 10 milhões de quilômetros quadrados, o segundo maior do planeta, oferece opções para todos os gostos. De grandes metrópoles cosmopolitas a lugares com paisagens naturais tão linda que beiram o inacreditável. É o caso de Canmore, Exshaw e Banff, municípios que fazem parte da região conhecida como Bow Valley, cravada em meio as famosas Canadian Rockies, na província de Alberta. Um ambiente cercado por montanhas rochosas, parques, lagos e rios, que juntos, compõem um cenário pitoresco, pelo qual é impossível não se apaixonar à primeira vista. Destinos que tem tudo para oferecer uma experiência de intercâmbio absolutamente apaixonante e inesquecível.

Canadian Rockies Public Schools

As pequenas cidades contam com uma instituição, a Canadian Rockies Public Schools, composta por sete escolas públicas da região, a Banff Elementary School, Banff Community High School, Exshaw School, Elizabeth Rummel School, Lawrence Grassi Middle School, Banff Community High School e Canmore Collegiete High School, sendo as duas últimas, integrantes do programa de educação voltado para estudantes internacionais.

Estruturada sob a filosofia de inspirar corações e mentes, a CRPS trabalha, em seu dia a dia, para oferecer aos alunos um ambiente familiar e integrativo, baseado em valores que vem do forte senso de comunidade que conecta a população local. As escolas são pequenas, para que tanto os estudantes nativos quanto os estrangeiros, se sintam fortemente acolhidos e ligados à todas as pessoas da região.

Para os alunos internacionais, inclusive, a única opção de estadia possível é o homestay. Muitas das famílias que compõem o programa, estão nele desde o início, acumulando a experiência de receber intercambistas, com frequência, a mais de 20 anos. A colocação é acompanhada de perto pela instituição, e feita com o cuidado necessário para que os jovens vivam em um ambiente que potencialize o seu aprendizado e o aproveitamento da experiência em terras canadenses. Aspectos como afinidade, conforto e comodidade para chegada à escola, por exemplo, são primordiais.

Modelo de ensino

Canadian Rockies Public Schools tem como missão, criar ambientes e modelos dinâmicos de ensino para garantir o sucesso de seus alunos. Para isso, mescla experiências de aprendizado dentro e fora de sala de aula. O rigor e alta qualidade acadêmica são característicos do sistema de educação canadense. As escolas da CRPS, aparecem com grande destaque nos rankings do país, especialmente em áreas como ciências e matemática.

A prática de esportes, envolvimento com atividades e produções culturais, o uso das mãos em processos de composição de materiais úteis para o dia a dia nas montanhas, bem como a integração saudável com tecnologia, também são aspectos que merecem ser ressaltados no modelo.

Os famosos clubs, tão populares em instituições de ensino estrangeiras, são utilizados como ferramenta de desenvolvimento de competências e também como um meio de integração dos estudantes, a partir da conciliação de afinidades e interesses em comum.

O principal diferencial, no entanto, está no fato de que a geografia privilegiada da região é utilizada como parte ativa e fundamental do processo de formação e aprendizado. Annette Young, coordenadora do programa internacional da Canadian Rockies Public Schools, ressalta que “o que torna experiência do estudante única na CRPS, é a combinação de um forte senso de responsabilidade acadêmica com a incrível geografia da região, que convida os alunos para viver, frequentemente, experiências e aventuras ao ar livre”.

Aprendizado ao ar livre

Trilhas, canoagem, escaladas, pedaladas nas montanhas, equitação, patinação e outras diversas atividades ao ar livre, são oferecidas de forma estruturada, como parte da grade curricular, dentro de cursos de exploração e interação com o belíssimo ambiente que cerca a região. Existe, inclusive, um centro de coordenação voltado para garantir que os programas gerem resultados efetivos no aprendizado dos estudantes, o Canadian Rockies Outdoor Learning Centre.

A incorporação da geografia local ao processo de ensino tem como foco, o desenvolvimento de lideranças e engajamento no trabalho em equipe, fundamentais tanto para a segurança de quem vive e interage com as montanhas, quanto para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, já que se tratam de competências fundamentais para o mercado hoje em dia. Além disso, os alunos aprimoram muito o senso de cuidado para com a natureza ao redor, fortalecendo tanto a percepção de pertencimento à região, quanto a noção de responsabilidade em relação ao ambiente. Não à toa, boa parte dos intercambistas que optam por passar um tempo nas montanhas canadenses – seja um semestre ou um ano letivo inteiro – lamentam muito a hora de voltar para casa.

Idioma

Para garantir um conforto maior aos intercambistas, a CRPS realiza testes prévios de inglês, para que o aluno estrangeiro seja alocado em atividades condizentes com o seu nível de domínio do idioma, e que permitam uma evolução rápida, tranquila e natural por parte do estudante.

Os interessados em viver uma experiência única de aprendizado e ingressar nos programas da Canadian Rockies Public Schools, podem procurar a agência de intercâmbios Intervip, que tem parceria com a instituição. Importante ressaltar que as vagas são super concorridas, limitadas a 50 alunos internacionais por ano.

Difícil não se empolgar com a possibilidade de um intercâmbio assim, certo? Se a ideia te agrada, aproveite para conferir  o artigo que preparamos com o passo a passo para quem deseja tirar o visto de estudante para o Canadá.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão