5 motivos para fazer um intercâmbio de curta duração

intercâmbio de curta duração

Os programas de intercâmbio de curta duração têm caído, cada vez mais, no gosto de estudantes e profissionais que querem aproveitar o período de férias, na escola ou no trabalho, para conciliar lazer e uma experiência de estudos no exterior. Eles são mais flexíveis que os cursos semestrais/anuais, podem durar de uma a oito semanas e valem muito o investimento, especialmente pela quantidade de benefícios que entregam.

Motivos para fazer um intercâmbio de curta duração

Confira, a seguir, cinco motivos pelos quais um intercâmbio de curta duração pode ser uma ótima opção para você.

Melhorar o idioma

Você vai se surpreender com o quanto o período de imersão nos estudos e na cultura de um país, vai te ajudar a evoluir no domínio de um idioma. Pronúncia, compreensão, leitura e escrita, tudo ganha mais corpo, especialmente quando o convívio com pessoas que falam a língua 24 horas por dia é mais intenso.

Vale ressaltar, no entanto, que esse tipo de programa, normalmente, é recomendado para quem já possui algum conhecimento do idioma falado no país de destino.

Conciliar férias e aprendizado

O intercâmbio de curta duração é uma ótima opção para quem deseja aproveitar o período de férias de forma mais produtiva. Ele permite ao estudante conciliar momentos de descanso e lazer a períodos de estudo e imersão cultural, além claro, de ser uma excelente chance de viajar para o exterior. Esse tipo de programa, inclusive, tem custos mais acessíveis que intercâmbios de longa duração, o que o torna ainda mais atrativo.

Conhecer novas pessoas

A oportunidade de passar um tempo fora do país, certamente vai ampliar a sua cartela de amigos. Ainda que a estadia não se estenda tanto, você terá a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes culturas e dos mais diversos lugares do mundo, conviver com costumes distintos e certamente, fazer novos amigos multiculturais.

Melhorar o currículo

O domínio de um outro idioma é praticamente pré-requisito básico em qualquer vaga de trabalho qualificada no Brasil, e consta no currículo de vários estudantes. No entanto, uma experiência internacional, que normalmente indica independência e proatividade, já é algo mais raro, e visto com muito bons olhos pelos responsáveis por processos de recrutamento.

Independência e amadurecimento

Ainda que por um período mais curto de tempo, você será obrigado a conviver com todos os desafios que um intercâmbio proporciona. A necessidade de se virar sozinho em uma cultura diferente, lidar com situações distintas das que está acostumado em seu país de origem, além, claro, da saudade. Tudo isso certamente vai te oferecer a chance de crescer e amadurecer.

Se você deseja aproveitar as suas férias para fazer intercâmbio, a agência Intervip conta com uma série de programas de curta duração, para os mais diversos destinos.

Tendo em vista que nas férias de verão brasileiras, os países do hemisfério norte estão em pleno inverno, separamos alguns destinos de intercâmbio para quem gosta e procura lugares frios.   

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão