Os 10 países mais felizes do mundo

países mais felizes do mundo
Segundo a ONU, os índices de felicidade em um país estão diretamente ligados a qualidade de vida da população.

A felicidade é um estado de espírito, e com isso, todo mundo concorda. Porém, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), existem uma série de variáveis ligadas à qualidade de vida de uma população que impactam diretamente os índices de felicidade de um país: PIB per capta, generosidade, exposição da corrupção, liberdade para fazer as próprias escolhas, expectativa de vida saudável e apoio social – (descrito como “ter alguém com quem se pode contar em tempos difíceis”). Anualmente, a instituição divulga, em parceira com Rede de Solução em Desenvolvimento Sustentável, o Relatório Mundial da Felicidade, que elege os países mais felizes do mundo.

Em 2017, a liderança do ranking ficou nas mãos da Noruega, que ultrapassou a Dinamarca, campeã em 2016. Os países nórdicos, inclusive, são os grandes destaques do relatório e ocupam quatro posições entre os cinco primeiros lugares, acompanhados da Suíça. O Brasil aparece em 22º lugar.

Confira abaixo a lista com os dez países mais felizes do mundo, segundo a ONU.

Países mais felizes do mundo

Noruega

Além da liderança no ranking da felicidade, a Noruega é o país com maior IDH do planeta. Segundo relatório da ONU, os noruegueses ostentam um (IDH) de 0,949 (O Brasil, 79º do ranking, tem IDH de 0,754). Uma curiosidade interessante: todos os noruegueses acima de 15 anos são alfabetizados.

Dinamarca

A Dinamarca, antiga líder do ranking, é mundialmente reconhecida pelas suas políticas de bem-estar social e igualdade de gênero. No país predomina a confiança nas pessoas e nas instituições, algo que parece impactar diretamente no índice de felicidade da população.

Islândia

O clima gélido é compensado pelas belíssimas paisagens, muita cultura e pouca pressão pelo sucesso. Além disso, a Islândia não tem mosquitos. Será que isso ajuda a população a ser mais feliz?

Suíça

A Suíça é um país reconhecidamente neutro politicamente, bastante envolvido em causas sociais globais (sendo inclusive sede da cruz vermelha), apresenta altos índices de desenvolvimento econômico e social e é a terra dos chocolates! Difícil não ser feliz assim, certo?

Finlândia

Além de ser o paraíso das Auroras Boreais, dizem que até o Papai Noel escolheu a Finlândia como residência. Segundo consta, o bom velhinho habita a província conhecida como Lapônia.

Completam o ranking Holanda, Canadá (país mais procurado por intercambistas), Nova Zelândia, Austrália e Suécia. Quer conferir o ranking completo? Clique aqui

Que tal estudar em um dos países mais felizes do mundo? Confira os motivos que listamos para se fazer intercâmbio na Dinamarca.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão