6 curiosidades sobre Berlim

Curiosidades sobre Berlim

Berlim é uma das cidades mais interessantes da Europa. Afinal, como todo o mundo sabe, em um passado ainda recente ela foi dividida ao meio por um muro, que separou a parte Oriental (comunista) da Ocidental (Capitalista). Com a queda do muro em 1989, os “dois mundos” se unificaram e o resultado disso não poderia ser mais diversificado. Não é a toa que a cidade é conhecida como o novo centro da arte europeia e tem atraído jovens que desejam vivenciar essa atmosfera cosmopolita, em meio a um cenário importante da história da humanidade.

Curiosidades sobre Berlim

Tem vontade de conhecer um pouco mais sobre essa capital alemã? Confira seis fatos curiosos sobre ela:

  • A maior prova de que Berlim tornou-se, nas últimas décadas, um polo artístico é que a cidade conta com mais de 420 galerias de arte, sendo a maior concentração da Europa. Além disso, não faltam museus e tours guiados de arte de rua.
  • Ao andar pelas ruas de Berlim vale a pena observar que, nos locais onde o muro passava, existem placas de ferro com a inscrição “Berliner Mauer 1961-1989” (Muro de Berlim 1961-1989). Uma forma de não deixar que a história da cidade seja esquecida.
  • Turista ama fotografias e, em Berlim, eles estão bem servidos. Isso porque, em toda a cidade, é possível se deparar com cabines fotográficas. Por 2 euros é possível tirar quatro fotos em P&B. Nem precisa dizer que é um momento divertido e ótima lembrança para se guardar da viagem!
  • As leis de trânsito são levadas a sério por lá e não são apenas os carros que são multados na cidade. Se você falar ao celular enquanto anda de bicicleta, corre o sério risco de levar uma multa. O mesmo vale para pedestres que atravessam a rua com o sinal vermelho.
  • Um artista berlinense chamado Gunter Demnig criou um projeto chamado “Stolpersteine”, que em português significa “pedra no caminho”. A iniciativa consiste em colocar placas de cobre nas calçadas da cidade, bem em frente às residências de pessoas perseguidas pelo nazismo e enviadas para campos de concentração. Cada placa contém o nome das pessoas que moraram ali, o ano de nascimento e morte ou a data em que foram enviadas para o campo de concentração. Essa é uma maneira tocante de homenagear as vítimas de um dos mais terríveis capítulos da história.
  • Berlim tem a maior estação de trem da Europa. A moderna Estação Central de Berlim (Hauptbahnhof) foi inaugurada em 2006 e possui 321 metros de largura. Na inauguração, a chanceler Angela Merkel disse: “A nova estação transparente é o símbolo de um país moderno e aberto ao mundo”.

Confira também: 4 motivos para conhecer Berlim!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão