Roteiro de 5 dias no Atacama

roteiro de 5 dias no Atacama

O deserto do Atacama é um dos lugares mais fascinantes do planeta. Um paraíso próximo, localizado no Chile, nosso vizinho de continente. Para te inspirar a incluir a região em sua próxima viagem, convidamos a arquiteta Daniela Lauar, fundadora da Atacama Trips, uma agência especializada no deserto, para montar um roteiro de 5 dias no Atacama.

A paixão de Daniela pela região começou em 2012, logo na primeira visita. De lá pra cá, foram incontáveis retornos. Mesmo diante de tantos reencontros, o fascínio se mantém como na primeira vez. “Não tenho dúvidas que algumas das paisagens mais belas e exóticas do planeta estão lá. É impossível não se sentir tocado de alguma forma pela força e silêncio do deserto ou pelos belos cenários”.

Confira abaixo o roteiro que a Daniela preparou para a gente.

Roteiro de 5 dias no Atacama

O ponto de partida para essa incrível aventura é San Pedro de Atacama, um vilarejo com construções em adobe localizado a 150km do aeroporto de Calama. San Pedro guarda inúmeras surpresas, como hotéis boutiques fantásticos, restaurantes de padrões internacionais, rico artesanato e o céu mais azul e estrelado que você não será capaz de imaginar. Um destino para todos os bolsos e gosto por aventura.

Dia 01

Reserve o primeiro dia para conhecer as Lagunas Escondidas de Batinhache, um lugar mágico e praticamente virgem, localizado a cerca de 40km do povoado de San Pedro. Por lá é possível banhar-se nas águas salinas de duas das oito lagoas da região. Elas são cercadas pela crosta de sal que muitas vezes parece neve.

As lagoas possuem profundidades diferentes e várias tonalidades de azul. A alta concentração de sal não vai te deixar afundar (cuidado com os olhos, boca e feridas e evite molhar os cabelos).

Durante a noite, se quiser viver uma experiência gastronômica típica da região, a recomendação é o Baltinache, comandado pela Chef Marta, uma índia atacamenha. O lugar é muito modesto e passa despercebido por todos. Uma casinha de adobe, com 7 mesas e uma pequena cozinha aberta para o salão, de onde saem “poções mágicas”, uma infusão de culinária internacional e ingredientes regionais.

Dia 02

Reserve a manhã do segundo dia para conhecer as termas de Puritama. Aproveite para desfrutar de um excelente banho em suas piscinas termais, com água entre 27° e 33°C.

Na primeira parte do passeio, recomendo um trekking de nível médio pelo desfiladeiro de Guatín, de onde é possível apreciar o cânion cortado pelo rio Purifica. As quedas d´água formadas são excelentes para uma escalada leve.

O lugar é ótimo para observação de impressionantes cactos gigantes, alguns com mais de dez metros de altura. Para terminar o passeio, a dica é um relaxante banho em uma das oito piscinas naturais, rodeadas de montanhas e vegetação nativa.

De tarde, a recomendação é o tour até Valle de la Luna, setor mais árido do deserto, onde não se vê sinal de vida. É o mais tradicional e básico dos passeios, e importante para aclimatação. As saídas normalmente acontecem de tarde, para evitar o sol escaldante e conseguir apreciar o belo pôr-do-sol nas dunas.

A primeira parada é no Valle de la Muerte, com suas formações rochosas esculpidas pelo vento, criando paisagens surpreendentes. Lá é possível fazer uma caminhada pelos labirintos do Valle, passando por grutas, crateras e paredões cobertos de sal. Em seguida, surge a paisagem única do Valle de la Luna, com dunas que se fundem a formações rochosas e se tingem de tons dourados, roxos e vermelhos, coroados por um pôr-do-sol de tirar o fôlego.

Se no primeiro dia o jantar foi em um restaurante discreto, para o segundo recomendo o La Estaka, um dos mais badalados de San Pedro. Ele fica na rua Caracoles, a principal e mais movimentada do povoado. Os pratos são deliciosos e muito bem servidos.

Dia 03

Se você tem o tempo corrido, uma ótima dica é o passeio que envolve as Lagunas Altiplânicas, Salar de Aguas Calientes e Piedras Rojas e o Salar de Atacama. O passeio, que engloba três dos lugares mais bonitos do região, não pode ficar de fora do seu planejamento em hipótese alguma. São poucas as agências que oferecem e não é barato, mas vale cada centavo.

O ideal é começar pelas Lagunas Altiplânicas, bem cedinho, quando não há ninguém por lá e você tem toda a beleza e silêncio de um dos lugares mais bonitos do planeta só para você. São duas lagoas, Miscanti e Meñiques, com um tom de azul intenso, cercadas por vulcões. Ficam a 4.200 metros de altitude. Portanto, se não estiver aclimatado, muito cuidado com o “mal de altitude”.

Salar de Aguas Calientes e Piedras Rojas é a paisagem mais exótica do Atacama. Uma lagoa de águas cristalinas, cercada por uma formação rochosa com tons intensos de vermelho e, como pano fundo, montanhas e vulcões cobertos de neve. Simplesmente espetacular!

O Salar de Talar ou Salar de Atacama é uma grande planície coberta de sal e cheia de lagoas. A laguna Chaxa, dentro da Reserva Nacional los Flamencos, é a maior delas e no fim da tarde, fica repleta de Flamingos, que dão um tom especial ao lugar e roubam a atenção. O pôr-do-sol no Salar é de uma beleza indescritível.

Se achar que o dia foi muito cansativo, a dica é aproveitar para descansar, já que na manhã seguinte ainda tem mais, e a dica de passeio começa às 5 horas.

Dia 04

A recomendação para o quarto dia são os Geisers del Tatio. Localizado a 90 Km do povoado de San Pedro de Atacama e a 4.230 metros de altitude, este campo geotérmico é composto por mais de 80 gêiseres ativos de diferentes magnitudes. Deve ser visitado logo pela manhã, pois é quando a atividade geotérmica se manifesta com maior intensidade devido às baixas temperaturas.

A água subterrânea fria, que encontra com o magna do vulcão Tatio, gera uma pressão fazendo a água ferver e subir, e ao entrar em contato com a atmosfera, condensa formando uma grande coluna de vapor. No verão a temperatura fica entre poucos graus positivos até –6°C e no inverno pode chegar a –20°C.

A tarde, a sugestão é o passeio para Laguna Cejar / Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche. Localizado a 30 km ao sul de San Pedro, dentro do Salar de Atacama e parte da Reserva Nacional los Flamencos. A região surpreende por sua variedade de lagoas.

A primeira parada é na laguna Cejar, de cor verde turquesa com as bordas formadas por crostas de cristais de sal quase brancas. A lagoa tem uma alta concentração de sal, o que permite flutuar sem nenhum esforço – como no Mar Morto. Tempo para relaxar em um banho nas águas sempre geladas da Cejar.

A próxima parada é em Ojos del Salar, duas lagoas circulares, de água doce e grande profundidade, onde o terreno afundou deixando aflorar as águas subterrâneas. Esta água é mais fria que a da Laguna Cejar e, se você tiver coragem, é permitido nadar.

Por fim, siga para Laguna Tebinquiche, e aproveite o pôr-do-sol com uma vista de 360 graus. Não deixe de observar as montanhas da Cordilheira dos Andes mudando de cor, trata-se um espetáculo impressionante.

Dia 05

Aproveite o último dia para conhecer o Salar de Tara, um daqueles lugares que nenhuma descrição ou foto faz jus a beleza. Localizada a cerca de 140 km de San Pedro e a altitude de 4.500 metros, é um passeio para o dia inteiro.

O valor do tour é caro, mas há uma justificativa para o preço. Além do caminho ser longo e difícil, Tara é um Santuário para algumas espécies de pássaros e flamingos. E controlar o turismo nesta região é fundamental para o equilíbrio de um ecossistema frágil.

O trajeto é lindo. No caminho, lagoas e salares cercados pela Cordilheira dos Andes. A 4.800 metros de altitudes você se depara com estranhas formações rochosas, chamadas de Monjes de La Pacana (os guardiões de Tara). São rochas provenientes de erupções vulcânicas e esculpidas pelo vento. Já na descida para o salar, um paredão de proporção gigantesca e nos tons terrosos chamado de Catedral de Tara, cria um contraste com as cores intensas de Tara.

Gostou das dicas? Com um roteiro tão apaixonante, fica difícil resistir a uma viagem ao deserto, certo? Clique aqui para conferir mais opcões de roteiros para a sua próxima viagem.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão