Mateus Hildeo conta a sua experiência de intercâmbio em Berlim

intercâmbio em Berlim

O estudante Mateus Hildeo Reis Lara, 17 anos, fez intercâmbio em Berlim, na Alemanha, em 2016. Durante um mês, ele fez um curso de alemão na BWS Germanlingua. O estudante queria viver uma experiência sozinho fora do Brasil, bem como aprimorar os seus conhecimentos do idioma.

A escolha do país veio da vontade de Mateus em conhecer a Alemanha, além da oportunidade de testar e colocar em prática os conhecimentos que já tinha da língua.

Intercâmbio em Berlim

Durante o intercâmbio em Berlim, Mateus ficou em uma casa de família, segundo ele, “para experimentar o cotidiano de uma família alemã”.

Como a experiência durou apenas um mês, o estudante optou por passar todo o período em Berlim, para aproveitar a cidade ao máximo. Por lá, foram alguns passeios e muitas boas lembranças. “Meus passeios preferidos foram para o Olympiastadion, onde vi um jogo entre Hertha Berliner vs Augsburg, vistar o Berliner Mauer (muro de Berlim) e o Brandenburger Tor”. Para quem pretende passar um tempo na cidade, Mateus faz algumas recomendações. “Quem for para lá não deve perder a variedade de pontos culturais que a cidade oferece, como o Deutsches Historisches Museum e o Berliner Mauer, que se encontra em diversos pontos da cidade. Para quem gosta de compras existem vários centros comercias na cidade como o Alexanderplatz, Mall of Berlin e KaDewe (Kaufhaus des Westens)”.

Sobre fazer intercâmbio

O estudante relata algumas dificuldades vividas nos primeiros dias, ligadas, especialmente, ao convívio diário com um idioma distinto. “O mais difícil para mim foi nos primeiros dias. Como eu não estava acostumado a ter a língua alemã diariamente na minha vida, foi um pouco difícil entender e me comunicar bem”. A rotina com a língua, no entanto, tratou de resolver a questão. “Depois dos primeiros contatos me acostumei e foi mais tranquilo”.

A liberdade e autonomia para organizar o próprio dia, de acordo com suas vontades, foi, segundo Mateus, o aspecto mais positivo da experiência, que ele coloca entre uma das melhores que já viveu na vida. “Fazer intercambio esta entre uma das melhores coisas que já fiz na minha vida, pois pude conhecer uma nova cultura,novas pessoas,nova língua e principalmente a me virar sozinho”.

Mateus gostou tanto do tempo fora do Brasil que já planeja um segundo intercâmbio, mas dessa vez, com um outro foco e destino. “Eu pretendo fazer um intercambio esportivo para os EUA, onde eu jogaria futebol e estudaria”.

E para aqueles que desejam fazer intercambio na Alemanha, fica a recomendação: “eu diria que se tiverem a oportunidade, não percam. O país é ótimo, com várias atividades para se fazer e muitas novas oportunidades”.

O sonho de Mateus em fazer intercâmbio esportivo nos Estados Unidos tem sido vivido pelo estudante Gabriel Lage, que recentemente foi convidado para jogar no time principal da escola em que estuda. Confira como está sendo a experiência dele por lá.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão