Ivy League: Conheça as universidades que compõem o grupo de elite da educação americana

Ivy League

Se você deseja fazer uma graduação nos Estados Unidos, é bem possível que já tenha ouvido falar na Ivy League, grupo de elite das instituições de ensino do país. É composta por oito universidades, Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Princeton, Pensilvânia e Yale. Quando foi criada, no ano de 1954, reunia apenas os grupos esportivos das escolas. Com o passar dos anos, se tornou algo maior, um sinônimo de grande reputação e excelência acadêmica. Conheça um pouco mais das universidades que compõem a Ivy League.

Universidades que compõem a Ivy League

Brown

Dona de um campus de mais de 230 prédios, a Universidade Brown, localizada em Rhode Island, é a sétima mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1764. Conta com aproximadamente 8.500 alunos de mais de 100 países diferentes, dentre graduandos e pós graduandos. É mundialmente conhecida pelo festival anual de música que promove, o Green College Concerts, que já recebeu nomes como Bob Dylan, Ray Charles, U2, dentre outros.

Columbia

Localizada em Nova York, próxima ao Central Park, a Universidade de Columbia foi fundada em 1754 e abrigou a primeira faculdade de medicina dos EUA. Já recebeu alguns nomes conceituados da política americana como, por exemplo, os ex-presidentes Theodore Roosevelt e Barack Obama, além de 82 agraciados com prêmios Nobel.

Cornell

Apesar de não ser tão conhecida no Brasil, Cornell é uma das mais conceituadas universidades do mundo. Foi fundada em 1865 e conta hoje com mais de 21.000 alunos, divididos entre aproximadamente 4.000 cursos diferentes. Foi a primeira instituição americana a conceder um diploma em jornalismo, e já abrigou mais de 40 vencedores do prêmio Nobel.

Dartmouth

A Faculdade de Dartmouth está localizada no estado de New Hampshire, mais especificamente, na cidade de Hanover. Foi fundada em 1769 e é muito famosa por possibilitar aos seus alunos cursar grande parte da graduação a distância. A presença física é obrigatória apenas no primeiro e último ano de curso. É também uma grande encorajadora de programas de intercâmbio, tendo parcerias com várias instituições de ensino ao redor do mundo.

Harvard

Harvard é a mais antiga e famosa universidade dos Estados Unidos. Sua fundação data de 1636, em Cambridge, no estado de Massachussets. Seus cursos tradicionais como direito e medicina estão entre os mais conceituados do planeta. Recebeu diversos nomes ilustres em seu campus como os ex-presidentes americanos John Kennedy e Barack Obama, que também carrega um diploma de Columbia.

Princeton

Princeton já teve em seu corpo docente ninguém menos do que Albert Eistein. Foi fundada em 1746 e seu campus está localizado em cidade homônima, em Nova Jersey. São 180 prédios que abrigam quase 8.000 alunos. Tem como lema educar estudantes para que eles sirvam a nação. Não à toa, já formou mais de 40 governadores americanos.

Pensilvânia

A Universidade da Pensilvânia, localizada na Filadélfia, é muito famosa especialmente pelos programas que oferece na área de negócios. Apesar disso, carrega em seu histórico alguns importantes avanços na área da saúde, como o desenvolvimento das vacinas para hepatite b e rubéola. Em seu campus também foi desenvolvido o primeiro computador pessoal do mundo, ainda em 1946. Tem dentre os seus fundadores um dos grandes nomes da história americana, Benjamin Franklin.

Yale

Yale é a segunda universidade mais antiga dos EUA, fundada no ano de 1701, e foi a primeira instituição do país a formar doutores, em 1861. Conta com quase 12 mil alunos, sendo que quase 20% são de países estrangeiros, o que dá a Yale o título de instituição com o corpo discente mais diversificado do planeta. É também uma das mais inclusivas, tendo historicamente implementado políticas para aumentar o número de alunos negros e mulheres nas universidades.

Pretende fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Então confira quais são as melhores cidades do país para estudantes. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão