Motivos para fazer intercâmbio em destinos pouco convencionais

destinos pouco convencionais

A lista de países disponíveis para quem deseja passar um período estudando fora do Brasil é absolutamente diversificada, embora alguns lugares costumem aparecer com maior frequência entre os mais escolhidos. Independente da opção, uma coisa é certa: acompanharão a experiência, todos os benefícios e desafios característicos de um intercâmbio. A possibilidade de aprender um novo idioma, o aprimoramento do currículo, as novas amizades, a chance de se virar por conta própria, e por aí vai.

Destinos pouco convencionais, no entanto, tendem a potencializar esses aspectos, dada a necessidade de se conviver com culturas e situações com as quais estamos pouco familiarizados. Além de tornar a vivência ainda mais desafiadora, esse tipo de escolha tem alguns outros atrativos, que podem transformar o seu intercâmbio uma experiência única.

Motivos para fazer intercâmbio em destinos pouco convencionais

Listamos a seguir, alguns motivos pelos quais um destino inusitado pode ser uma excelente opção para a uma temporada de estudos. Confira.

Custo-benefício

A relação custo-benefício de um intercâmbio realizado em destinos pouco convencionais, tende a ser excelente. Dependendo do país escolhido, as despesas com itens como passagens, estadia, alimentação, deslocamento e lazer, podem ser bem menores do que em regiões mais tradicionais, especialmente quando o câmbio local é menos valorizado que o Real.

Cultura

Um dos grandes atrativos dos países menos convencionais é, sem dúvida, o aspecto cultural. Novos hábitos e costumes, uma culinária pouco comum, a língua e os tipos de manifestação artística, são apenas alguns exemplos das diferenças com as quais você pode se deparar. Questões que certamente vão te tirar da zona de conforto e trazer uma ótima oportunidade de crescimento.

Currículo

A busca por experiências em lugares incomuns é um indicativo de curiosidade e disposição para enfrentar desafios, características muito bem vistas pelo mercado de trabalho. Além disso, a necessidade de se integrar em um lugar pouco habituado a receber intercambistas, exige bastante do estudante e ampliam a sua capacidade de interação e socialização, algo que também é muito valorizado pelo mercado. Esse tipo de vivência, tem boas chances de chamar a atenção dos recrutadores que se depararem com o seu currículo.

Histórias exclusivas

Num intercâmbio para um destino exótico, as experiências coletadas certamente serão diferentes daquelas vivenciadas pelos amigos que optam por centros tradicionais. Os lugares que vai visitar, as pessoas que virá a conhecer, os pratos que vai provar e os desafios que vai enfrentar, se transformarão em histórias com ares de novidade que, provavelmente, deixarão seus amigos muito curiosos.

Poucos brasileiros

Nada melhor para o aprendizado de um idioma do que a possibilidade de mergulhar em uma cultura e rotina sem a interferência e proximidade constante do português. Em destinos incomuns, a presença de brasileiro certamente será menor, o que vai te possibilitar uma imersão mais intensa e um aprendizado ainda mais robusto.

Destinos como África do Sul, Bolívia, China, Colômbia, Equador, Guatemala, índia, México, Marrocos, Peru, República Dominicana, são só alguns exemplos de lugares onde você pode viver uma experiência absolutamente única, daquelas para chamar de só sua.

Os interessados em algum desses países podem procurar a agência de intercâmbio Intervip, que possui parceria com instituições de ensino nas mais diversas locações.

Gostou? Então confira também a lista que preparamos com as características de alguns destinos exóticos para fazer intercâmbio.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão