7 curiosidades sobre a Califórnia

curiosidades sobre a Califórnia

Conhecida tanto por suas belezas naturais quanto pelo charme de suas cidades, a Califórnia é um dos mais famosos estados norte-americanos. Já foi tema de muitas músicas, cenário de vários filmes e é o lar da maior parte das estrelas de cinema do mundo. Abriga algumas das maiores metrópoles dos Estados Unidos, sua população é extremamente multicultural e sua economia poderosíssima. Apesar da fama, carrega consigo algumas curiosidades, especialmente no que diz respeito a sua história.

Curiosidades sobre a Califórnia

Confira sete curiosidades sobre a Califórnia para você conhecer um pouco mais sobre o estado:

Colonização espanhola

Diferente de boa parte dos Estados Unidos, que teve colonização britânica, a Califórnia foi, durante muito tempo, colônia espanhola. A região, no entanto, foi descoberta por um português, João Rodrigues Cabrilho, que na época, prestava serviços para a coroa da Espanha.

Nome de novela

O nome do estado foi inspirado em uma novela escrita pelo espanhol Garci Rodríguez de Montalvo, no século 16, intitulada Las Sergas de Esplandián, em português, As aventuras de Esplandián. Na obra, o autor chamava de Califórnia um paraíso fictício localizado em uma ilha na costa oeste da América do Norte.

Território mexicano

Antes de se tornar oficialmente o 31º estado americano, no ano de 1850, a Califórnia fazia parte do México. A incorporação se deu após uma guerra entre os dois países, vencida pelos estadunidenses.

Nomes latinos

Perceber a influência da colonização espanhola no estado não é tão difícil, basta observar o nome de suas cidades. San Francisco, San Jose, San Diego, Santa Mônica. A famosa cidade de Los Angeles, inclusive, foi originalmente fundada com o nome de El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula, em português, A Vila de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula.

Estado do ouro

O estado também é conhecido pelo cognome Golden State, graças a corrida do ouro de 1849, que atraiu centenas de milhares de pessoas para a região em busca do metal precioso. No período, a população chegou a saltar rapidamente de 15 mil para mais de 100 mil habitantes.

Temperatura recorde

O ponto mais baixo das américas está na Califórnia. O local, conhecido como Vale da Morte, fica no leste do estado, e está a 86 metros abaixo do nível do mar. A região é famosa por ser uma das mais secas e quentes de todo o mundo. Por lá foi registrada a maior temperatura que se tem notícia até hoje, 56,7 ºC.

Árvores gigantes

O estado também abriga as árvores mais altas do planeta, as sequoias do Sequoia National Park. A maior de todas, conhecida como Hyperion, tem altura estimada em 115,5 metros.

Gostou? Confira também a lista que preparamos com sete motivos para fazer intercâmbio na Califórnia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão