6 dicas para conseguir uma bolsa de estudos no exterior

bolsa de estudos no exterior

Muita gente sonha em fazer faculdade fora do Brasil, no entanto, enxerga a possibilidade distante à medida que se depara com os altos custos para se manter e pagar pelo ensino superior em terras estrangeiras. Conseguir uma bolsa de estudos no exterior, no entanto, pode mudar completamente o cenário, tornando o sonho viável para o estudante.

Para consegui-la, é preciso estar ciente de que a concorrência é grande e global, o que torna o processo, muitas vezes, cansativo e estressante. A boa notícia é que, cada vez mais, governos estrangeiros e instituições de ensino estão dispostas a oferecer a oportunidade para que talentos dos quatro cantos do planeta estudem nas principais universidades do mundo. Se essa ideia te agrada, confira algumas dicas que podem te ajudar a conseguir uma bolsa de estudos no exterior.

Dicas para conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Antes de mais nada, é importante saber que se a ideia de buscar uma bolsa passa pela sua cabeça, ainda que em um futuro distante, é fundamental que você não negligencie a construção de seu histórico escolar. Em países estrangeiros, o desempenho em sala de aula é muito valorizado e conta vários pontos no processo seletivo. A análise leva em conta todas as disciplinas cursadas por você, por isso a necessidade de se dedicar para evitar furos em sua trajetória acadêmica.

Pesquise bastante e se planeje bem

Tomada a decisão de tentar a bolsa no exterior, o primeiro passo é dedicar uma boa parte de seu tempo e esforço, pesquisando as opções oferecidas e analisando cada uma delas com atenção. Ao longo de sua busca, você vai se deparar com regulamentos dos mais distintos e é fundamental compreender as especificidades de cada um, tanto para conhecer o passo a passo do processo, quanto para saber se aquela opção efetivamente se adequa ao seu perfil e interesse.

A aplicação, normalmente, exige uma série de documentos que demandam tempo para serem levantados e organizados, por isso, tente junta-los o quanto antes.

Complete as exigências com atenção e cuidado

Quando definir a bolsa de seu interesse, certifique-se de ler com toda a atenção do mundo as instruções para aplicação, para que você não seja eliminado do processo por pequenos detalhes. Uma dica importante, quando começar a preencher os formulários de inscrição, tente completa-lo de uma só vez. Isso evita que você acabe enviando, sem querer, um documento incompleto, o que vai custar sua reprovação logo de cara.

Outro ponto importante é não enviar nada além daquilo que foi solicitado pela instituição. Os documentos a mais, provavelmente, vão atrapalhar, e não ajudar.

Não tenha medo ou vergonha de se vender

Se você quer conseguir uma bolsa de estudos, é fundamental que saiba falar com clareza (e total honestidade) de suas conquistas pessoais e profissionais. A aplicação vai te exigir a construção de um documento conhecido como personal statement, texto escrito em primeira pessoa sobre quem você é e qual a sua trajetória. Aborde suas conquistas, os desafios que superou, os motivos que te fazem querer estudar fora, seus planos, enfim, tudo aquilo que evidencie a sua qualificação para a bonificação. Importante ter em mente que o selecionador ainda não te conhece e a carta será a sua única chance de se apresentar para ele.

Escolha referências relevantes

As cartas de referência são, provavelmente, os documentos mais relevantes no processo de seleção de uma bolsa de estudos. Por isso, tome o cuidado em escolher alguém efetivamente capazes de atestar seus talentos e qualificações. Antigos professores ou um empregador que te admira, por exemplo, são boas opções. Tente selecionar pessoas com quem você tenha mais proximidade, que efetivamente conhecem e reconhecem suas competências e potencial, para que a carta tenha a autenticidade necessária para convencer o selecionador.

Revise tudo antes de enviar

Terminado o processo, tome o cuidado de ler e reler, quantas vezes achar necessário, todos os documentos, para só então submetê-los à instituição de ensino. Erros, pequenos ou grandes, vão depor contra você e certamente, vão jogar suas chances de aprovação por água a baixo. Peça para que outras pessoas revisem os textos para você, especialmente alguém com domínio do idioma no qual eles foram escritos.

Persista

Por fim, se esse é efetivamente um sonho e você considera ter as competências e qualificações necessárias para obter uma bolsa de estudos no exterior, seja persistente. O processo é cansativo e exige muito cuidado, atenção e força de vontade. A única certeza é que, caso você seja recompensado com a bolsa, todo esforço terá valido a pena.

Você sabe quais são as melhores universidades do mundo? Confira a seleção com as dez primeiras colocadas do ranking, para você incluí-las em sua lista de objetivos acadêmicos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão