Intercambista conta a sua experiência em Chicago e San Diego

chicago e san diego
A intercambista Letícia Carvalho. Foto: arquivo pessoal

A administradora Letícia Carvalho, 26 anos, estava quase terminando a sua pós-graduação em Finanças, em junho de 2016, quando decidiu fazer um intercâmbio. Como não estava trabalhando na época, também considerou que poderia ser o momento ideal para aproveitar para aperfeiçoar o inglês e investir em cursos que pudessem lhe agregar profissionalmente. Ela escolheu as cidades de Chicago e San Diego para estudar. 

Ela fez o curso de Business English, em Chicago, durante um mês, na Stafford House. Em seguida, embarcou para San Diego, na Califórnia, pela mesma escola, onde vai estudar durante quatro meses. Lá ela vai fazer os cursos: Professional Certificate in Project Management, General English, Professional Certificate in Marketing and Advertisement e TOEFL. Cada um deles tem a duração de um mês.

Porque escolheu Chicago e San Diego

Para escolher as cidades do intercâmbio, Letícia considerou fatores como: clima, pontos turísticos, custo de vida, qualidade de vida, transportes, opções de lazer e alimentação.

E ela não se arrependeu. Tem conseguido aproveitar bastante a experiência e viajar bastante por lá: “Em Chicago tive a oportunidade de viajar para uma cidade há duas horas de distância de Chicago, chamada Milwaukee. Estou a um mês em San Diego e já conheci Los Angeles, Santa Mônica e Santa Barbara. E ainda planejo viajar mais até o final do intercâmbio, para Las Vegas, Palm Springs e San Francisco”.

Os seus passeios preferidos até agora foram: Navy Pier,  Skydeck e Millenium Park, em Chicago. E em San Diego, ela conta que adorou conhecer a Farmers Market em Little Italy, e ver o pôr do Sol em Pacific Beach. (fica a dica para quem está indo para um desses destinos!)

Vantagens e desafios de fazer um intercâmbio

Entre os principais desafios do intercâmbio, Letícia cita: lidar com a distância da família e amigos, a necessidade de ter de aprender a “se virar” sozinha, perder a vergonha de falar inglês para se comunicar melhor e a adaptação à uma nova cultura e especialmente à nova alimentação (ela ainda está tentando se acostumar com a comida local).

Mas as vantagens ganham dessas dificuldades e ela já considera o intercâmbio como a melhor experiência da sua vida: “Estou tendo uma oportunidade incrível de conhecer diferentes lugares, fazer novas amizades, amadurecer e adquirir um autoconhecimento e crescimento pessoal muito grandes”.

Letícia já planeja o próximo destino. Ela pretende fazer um mestrado nos Estados Unidos ou na Inglaterra. E, para aqueles que pensam em fazer intercâmbio em Chicago ou San Diego, ela recomenda: “Meu único conselho é: arrume as malas e vá. São duas cidades incríveis, que me proporcionaram e ainda me proporcionam muitas felicidades e momentos que ficarão guardados para sempre na minha memória. Não me arrependo nenhum segundo de ter escolhido essas duas cidades para “morar” durante o meu intercâmbio. São lugares com características bem diferentes, mas cada uma com sua forma de encantar e se apaixonar”.

E você, o que está esperando para arrumar logo as malas também? Clique aqui e confira experiências de outros intercambistas para te inspirar.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão