Intercâmbio na Leysin American School: veja a experiência da Ana Clara Euler

intercâmbio na Leysin American School

A estudante Ana Clara Euler, 16 anos, está atualmente em intercâmbio na Leysin American School, na Suiça, em um programa que começou em junho de 2016. A decisão de estudar fora do país veio da vontade de viver a experiência de ser independente e se virar sozinha por um tempo.

Ana Clara nos conta que não teve muitas dúvidas na hora de escolher o destino. “A família do meu avô vem de Basel e o sonho dele sempre foi que eu viesse estudar na Suíça. Como eu já conhecia a Leysin, não tive muito interesse em outros lugares”.

Intercâmbio na Leysin American School

O conhecimento da escola veio a partir da recomendação de amigos que já estudavam por lá. A identificação, no entanto, surgiu de uma paixão de infância: “Eu escolhi a Leysin porque era uma escola que tinha muito a ver comigo. Eu esquio desde os quatro anos e eles tem um programa de esqui maravilhoso”.

A Leysin é uma boarding school, por isso, Ana Clara – assim como 98% dos alunos da instituição – mora no próprio campus. Sobre o que mais gosta na escola, Ana, que além de esquiar ama viajar, não teve dúvidas em responder. “O que eu mais gosto são os travel weekends, finais de semana em que a gente pode viajar. É uma oportunidade muito incrível você poder conhecer qualquer lugar da Europa. A temporada de esqui também é uma das melhores coisas, sem dúvidas”.

Viajando pela Europa

O fato de a instituição oferecer os travel weekends, combinado à localização privilegiada da Suiça, no coração da Europa, permitiu à estudante fazer uma série de viagens. Ela nos conta que já visitou países próximos como França, Itália e Espanha e passeou muito dentro da própria Suíça. A experiência mais marcante, no entanto, Ana viveu em uma spring break na Tailândia. “Fui para lá fazer um trabalho comunitário, construir uma escola para crianças. Foi incrível poder observar uma vida e uma cultura tão diferentes da minha”.

Sobre fazer intercâmbio

O desejo por liberdade tem se realizado ao longo do intercâmbio e Ana Clara não hesita em dizer que essa é a melhor parte de todo o processo. “O melhor definitivamente é a liberdade. Por mais que meus pais me deixassem sair bastante no Brasil, nada se compara com o que eu tenho aqui fora. Só a sensação de você por si mesmo já é muito boa. Além disso, quando você vai de intercâmbio, sua cabeça abre 360 graus”.

Segundo a estudante, a saudade da família ainda aperta de vez em quando, mas nada que atrapalhe o atual intercâmbio e os planos para muitos outros que ela pensa em fazer. “Eu pretendo fazer vários intercâmbios ainda. Quero estar sempre me enriquecendo com novas experiências, mas ainda não sei para onde. Acho que vou quando já estiver na faculdade. Quero ir para lugares diferentes, conhecer pessoas e culturas novas”.

Sobre a experiência de fazer morar e estudar fora do país, Ana Clara destaca: “Está sendo a melhor coisa da minha vida, definitivamente”.

E para quem pensa em se aventurar na Suíça, o que não falta é apoio por parte da estudante. “Se você está pensando em fazer intercâmbio na Suíça, definitivamente não vai se arrepender. É uma experiência muito rica e incrível! Vai ser o melhor ano da sua vida, venha sem medo, viva esse momento intensamente”.

Confira também a experiência da estudante Rafaela de Almeida na Leysin American Shcool.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão