Como fazer amigos durante o intercâmbio

como fazer amigos
Aproveite o seu intercâmbio para fazer amigos para a vida toda.

Um dos maiores receios de quem está indo passar um tempo estudando fora do país é: como fazer amigos em um país totalmente novo, sem conhecer ninguém e (em alguns casos) sem ter domínio do idioma local. Mas não se preocupe. Esse é um dos medos mais comuns entre os intercambistas, mas a frase que mais escutamos deles, quando voltam, é que a melhor coisa do intercâmbio foram os amigos que fizeram por lá (se ler os depoimentos da categoria Experiências, vai comprovar isso). Confira algumas dicas que separamos para te ajudar.

4 dicas de como fazer amigos durante o intercâmbio

Se abra

A regra geral para todos os desafios de um intercâmbio: é se abra para o novo. Esqueça os seus preconceitos e esteja aberto para conhecer pessoas de culturas totalmente diferentes da sua. Provavelmente você terá colegas de sala de todos os cantos do mundo. Procure se encantar, aprender e respeitar essa diversidade, sem julgamentos.

Procure ir aos passeios que a sua escola promove

A maioria das instituições de ensino costuma promover atividades fora da sala de aula, como visitas em museus, tours pela cidade ou mesmo viagens nos finais de semana. Aproveite e participe de tudo que você puder. Será uma excelente forma de interagir e conhecer pessoas novas. Além, claro, de ser bom para se divertir!

Saia de casa

Mesmo que a sua escola não tenha programado algo, saia de casa. Vá à padaria, ao parque, ao cinema… ande pela rua, conheça a cidade. E não tenha medo de conversar com as pessoas. Se arrisque, seja cara de pau. Comente com a pessoa na fila do cinema o quanto aquele ator do filme é bom, pergunte para a moça que está ao seu lado na padaria se ela já experimentou aquele docinho de morango… é uma ótima oportunidade para treinar o idioma e, quem sabe, fazer um novo amigo?

Não tenha medo de errar o idioma

Sabe a dica anterior de interagir com as pessoas locais? Pois é, fale com elas sem medo de errar. O mais importante é tentar e praticar aquilo que você já sabe. A fluência vem com o tempo mas, principalmente, com a prática. No início pode ser que você se sinta desconfortável, mas depois o idioma vai vir naturalmente. Não deixe que ele se torne uma barreira para você conhecer as pessoas. Fale, do jeito que souber. Você certamente vai se surpreender (muitas vezes) com gente querendo te ajudar e dando dicas de como falar aquilo que está com dificuldade.

Clique aqui e confira a experiência do intercambista Jacob Blanck, que conta como aproveitou ao máximo as viagens promovidas pelas escolas onde estudou, e fez grandes amigos!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão