10 curiosidades sobre a Rússia

curiosidades sobre a Rússia

A Rússia é uma nação que divide corações e opiniões. Tem quem ache fascinante, tem quem não seja tão fã assim. A verdade é que, devido a grande distância em relação ao Brasil e as acentuadas diferenças de clima e costume, por aqui, pouco se sabe efetivamente sobre o país, a cultura local, suas características e peculiaridades. Por isso, listamos, a seguir, algumas curiosidades sobre a Rússia que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a região. Confira.

Curiosidades sobre a Rússia

Tamanho

O território Russo é tão grande que ocupa 1/9 de toda a área terrestre. São mais de 17 milhões de quilômetros quadrados. Para se ter uma ideia, Plutão, o menor planeta do Sistema solar, tem 16,6 milhões. O país, que tem 10 fusos horários, domina metade do continente europeu e 1/3 da Ásia. Com toda essa extensão, é a nação do mundo com o maior número de vizinhos. São 14, no total.

Distâncias

Para quem pretende viajar de leste a oeste do país, será preciso percorrer uma distância de mais de nove mil quilômetros de terra. De norte ao sul, a viagem pode chegar a quarto mil quilômetros. No entanto, do extremo leste da Rússia ao extremo oeste dos Estados Unidos, o deslocamento é bem mais curto. São apenas quatro quilômetros separando os dois. O curioso é que nesse espaço, conhecido como Estreito de Bering, passa a Linha Internacional de Mudança de Data, criando uma diferença de 24 horas entre um lado e outro.

Florestas

A maior floresta do mundo não é a nossa Amazônia, mas a Taiga Russa. Ela é formada basicamente por pinheiros, e ocupa mais de 40% do território do país. Elas suportam temperaturas extremamente baixas e encaram, ao longo do ano, um inverno que pode durar entre oito e nove meses.

Ano novo

Nenhum feriado no país é tão importante quanto o ano novo. Nele, os russos decoram suas casas com itens que, em outros países, são usados para indicar o Natal, que por lá é celebrado apenas no dia sete de janeiro. A mudança de ciclo é tão importante que, após a virada, ninguém trabalha durante 10 dias e a folga não é incluída nos 28 dias de férias anuais.

Álcool

A população do país é realmente apaixonada por álcool. Em média, um russo comum consume 18 litros de bebidas alcóolicas por ano, mais que o dobro daquilo que os especialistas consideram aceitável.

Vodca e Cerveja

A vodca é a bebida mais tradicional e idolatrada do Rússia, e foi introduzida por lá por volta de 1448. O nome vem da palavra russa Voca, que significa água. A cerveja também é muito consumida pela população local. No entanto, durante um bom tempo, ela sequer era considerada bebida alcóolica. Apenas em 2011, o parlamento decidiu mudar a classificação do item, que antes, era visto como alimento.

População feminina

A população russa, de mais de 140 milhões de habitantes, é majoritariamente feminina. O número de mulheres no país supera o de homens em mais de 10 milhões de pessoas.

Alimentação

A alimentação tradicional russa é bastante saudável. São priorizados na culinária, geralmente, legumes como batata, repolho, cenoura, cereais e salada. Sua base foi desenvolvida a partir dos hábitos alimentares da população rural do país, em situações climáticas bastante adversas. Não estranhe, no entanto, se você olhar para as árvores espalhadas pelo país e encontrar fatias de bacon. É que, diante da escassez de frutas, o item é utilizado pelas pessoas para alimentar os pássaros.

Carros

Os carros na Rússia possuem o volante, normalmente, do lado esquerdo. No entanto, não é incomum se deparar com veículos sendo dirigidos pelo lado direito. Isso ocorre devido ao grande volume de importação de carros japoneses com essa característica, especialmente na parte leste do país.

Desconfiança

Os russos são um povo extremamente desconfiado. Eles convivem com a constante sensação de que serão passados para trás, por isso, o início de uma conversa ou relação pode ser relativamente tensa. São, também, bastante formais, especialmente com quem não conhecem. Abusam da pontualidade em encontros, não interrompem o interlocutor ao longo da fala e emitem suas opiniões de forma bastante direta, algo que costuma assustar um pouco quem vem de fora.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a Rússia? Então confira alguns motivos pelos quais um intercâmbio por lá pode ser uma excelente escolha.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão