Melhores lugares para ver a aurora boreal

Aurora Boreal

A aurora boreal é um fenômeno físico e químico que está ligado à colisão de partículas solares com elementos da magnetosfera terrestre. Explicações cientificas à parte, a verdade é que ela está entre os fenômenos naturais mais lindos, exóticos e românticos que alguém pode presenciar na vida. A combinação de cores no céu é de deixar qualquer um de queixo caído. Não à toa, ela integra a lista dos sonhos de nove entre dez viajantes.

Melhores lugares para ver a aurora boreal

Encontrar uma Aurora Boreal não é uma tarefa tão fácil, já que elas são relativamente difíceis de prever. Embora existam algumas regiões no mundo onde a probabilidade de se deparar com o fenômeno é maior, é preciso um pouco de sorte para estar no lugar certo, na hora correta. Quanto maior a proximidade com o polo norte, melhor.

Uma boa dica é consultar, antes de suas viagens, algum site que acompanhe as atividades eletromagnéticas na atmosfera terrestre, como por exemplo o Aurora Service, que oferece indicativos que podem aumentar as suas chances de se deparar com essa bela aquarela celestial.

Confira quais são os melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal.

Tromso, Noruega

Trosmo, na Noruega, é frequentemente presenteada com auroras boreais. Situada acima do círculo polar ártico, no norte do país, a pequena cidade, também conhecida como “Paris do Norte”, é famosa por sua arte, comida e localização cênica, no entanto, o belo espetáculo de luzes coloridas é, sem dúvida, a sua principal atração.

Abisko, Suécia

Muito visitado por turistas do mundo inteiro, o pequeno vilarejo de Abisko, na Suécia, tem menos de 150 habitantes. Por lá, é possível se hospedar em um hotel todo de gelo, ou curtir um jantar romântico com pratos típicos do país, mas o grande atrativo são as auroras boreais, normalmente observadas na beirada do lago Tometrask.

Jokulsarlon, Islândia

Quando o assunto é aurora boreal, a Islândia é um dos grandes destaques. O céu nórdico pode ser apreciado em praticamente todo o território do país. No entanto, a região do Jokulsarlon Glacier Lagon, uma lagoa localizada na costa sudoeste islandesa, a 250 quilômetros da capital Reykjavik conta com um atrativo à parte. Um iceberg, instalado dentro da lagoa, reflete as luzes do fenômeno com maior intensidade, deixando o espetáculo ainda mais bonito.

Luosto, Finlândia

Posicionada ao norte da Finlândia, a cidade de Luosto é uma das mais procuradas por quem quer apreciar as auroras boreais no país. Por lá, o hotel Aurora Chalet atrai hóspedes do mundo inteiro, tanto por sua localização privilegiada para observação do evento, quanto pelo fato de que, quando as luzes coloridas surgem no céu, um alarme toca para que nenhum desavisado perca a chance de curtir o fenômeno.

Fairbanks, Alasca

O Alasca é o lugar perfeito para quem deseja observar o fenômeno nos Estados Unidos. A cidade de Fairbanks, situada a 65 graus de latitude Norte, é onde as luzes celestiais brilham com maior intensidade e frequência. Se você está no estado mais selvagem do país, não deixe de consultar as previsões de aurora boreais da Universidade do Alasca. Elas vão aumentar bastante a sua chance de se deparar com as luzes.

Whitehorse, Canadá

O Canadá é um país imenso, com amplas áreas naturais e várias opções de lugar para se observar as auroras boreais. Destaque para a gélida cidade de Whitehorse, no território de Yukon, próximo ao Alasca.

Algum desses lugares é o destino dos sonhos de seu intercâmbio? A estudante Ily Lago teve a chance de estudar no Alasca, e conseguiu observar de perto a aurora boreal. Confira como foi a experiência da estudante. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão