Estude gastronomia na Le Cordon Bleu

Le Cordon Bleu

A França é, sem sombra de dúvidas, o primeiro lugar que vem à mente da grande maioria das pessoas quando o assunto é gastronomia. As técnicas culinárias seculares desenvolvidas nas cozinhas do país, servem de inspiração para chefs profissionais e amadores do mundo inteiro. As tradições francesas representam, ao mesmo tempo, qualidade e diversidade, graças à variedade de ingredientes utilizados em cada uma de suas regiões. Seu papel e influência global são tão significativos, que a culinária francesa é considerada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. E é exatamente este patrimônio que uma escola parisiense, a Le Cordon Bleu, trabalha para preservar e transmitir, a partir de diversos programas que podem ser acessados por apaixonados por cozinhar dos quatro cantos do mundo.

Le Cordon Bleu

A Le Cordon Bleu nasceu como uma escola de culinária tradicional parisiense, mas se converteu, ao longo dos últimos anos, em uma das mais globais instituições de ensino da arte em todo o planeta. Em seu corpo docente, chefs altamente conceituados, de mais de 80 origens diferentes, incluindo alguns premiados no Guia Michelin, trabalham para manter a excelência e o refinamento da culinária básica francesa, mas buscam mesclar criatividade e inovação para adequar as técnicas ao mundo contemporâneo.

Apesar de toda a sofisticação que paira em torno das cozinhas de seu país de origem, a verdade é que a escola é destaque também, por sua atuação em democratizar a gastronomia, transmitindo as técnicas utilizadas pelos grandes chefs locais para todos aqueles que tem paixão por cozinhar. Atualmente, para além da França, conta com campus espalhados por mais de 20 países diferentes, em lugares como Espanha, Inglaterra, Turquia, Canadá, México, Estados Unidos, Japão, Coreia, Austrália, dentre outros, e treina por ano, mais de 20 mil alunos de 100 nacionalidades distintas.

Sua dinâmica de ensino tem a prática como base. Uma vez que o estudante compreende as técnicas, cabe a ele treinar e colocar sua própria assinatura e referência nos pratos que deseja produzir. Dessa forma, a escola garante um aperfeiçoamento constante do conhecimento transmitido para àqueles que passam por suas cozinhas.

Cursos

A cartela de cursos oferecidas pela Le Cordon Bleu é bem diversificada. É possível, por exemplo, se inscrever no programa que leva ao tradicional Le Grand Diplôme, no entanto, o estudante pode optar também por alguns cursos mais curtos, alguns deles com duração de poucas semanas, ou até duas horas.

As ofertas de aprendizado passam por disciplinas como padaria, pastelaria e pães artesanais, vinhos, queijos, turismo, culinary arts & business, design de alimentos, gastronomia e nutrição, dentre muitos outros.

Os interessados em conhecer melhor as opções de programas e estudar na Le Cordon Bleu, podem procurar a agência de intercâmbio Intervip, que possui parceria com a instituição.

E se você é um apaixonado por comida, não deixe de confirir o ranking que preparamos com os cinco melhores destinos gastronômicos do planeta.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão