Por que fazer um diário de intercâmbio

diário de intercâmbio
Você pode fazer um blog ou escolher fazer um diário tradicional, em um caderno.

Você está indo estudar um tempo fora do país? Que tal aproveitar e fazer um diário de intercâmbio, para registrar as suas experiências por lá? Vamos falar mais sobre essa ideia?

Diário de Intercâmbio

Por que fazer?

Você vai viver experiências totalmente novas – conhecer uma outra cultura, fazer amigos de várias nacionalidades, estudar em um país estrangeiro, fazer passeios em lugares totalmente diferentes…. ufa! A lista de novidades é enorme. Que tal registrar tudo isso em um diário?

A ideia é que você escreva tudo: o que fez no dia, o que sentiu, o que mais gostou, o que sentiu mais dificuldade…. claro que o nível de aprofundamento do que vai escrever vai depender de você e se o diário vai ser público ou não.

Como fazer um diário de intercâmbio

Você pode escolher fazer um diário em um blog por exemplo. Dessa forma, a sua família e os amigos que estão no Brasil, poderão acompanhar “de pertinho” todas as suas experiências. Você pode aproveitar o espaço para publicar fotos e vídeos também. Mas, nesse caso, provavelmente não irá se sentir tão a vontade para se aprofundar mais nos seus sentimentos.

Uma outra ideia é fazer aquele diário tradicional mesmo- com um caderno, papel e caneta! Você pode fazer algo bem íntimo, em que escreva sobre as suas emoções, além de relatar o seu dia a dia. Escrever sobre os seus medos, sobre a saudade e as dificuldades que está enfrentando (se estiver!) pode ser uma excelente forma de aprender a lidar com tudo. Escrever é também “colocar para fora” tudo que está sentindo. E, com certeza, depois você vai reler e ver tudo o que conseguiu superar e sentir muito orgulho! E quando reler todas as suas palavras de alegria e entusiasmo, também poderá reviver os excelentes momentos (temos certeza que irão superar os mais difíceis!).

No diário tradicional, aproveite para colar ingressos dos locais que você for, um bilhete que receber da sua host family, uma folha seca que encontrou pelo caminho da escola… colecione pequenas lembranças do tempo fora, para que você lembre com saudades quando voltar ao Brasil.

Gostou das nossas dicas? Caso tenha um blog com seu diário de intercâmbio, escreve para a gente contando sobre ele! Vamos adorar ler sobre a sua experiência.

Aproveite e confira alguns relatos de intercambistas que compartilharam as suas memórias conosco!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão