Enoturismo: Roteiros para os amantes de vinho

O enoturismo é garantia de bons vinhos e paisagens de tirar o fôlego.

Há diferentes formas de viagens, que podem ser focadas nos seus maiores interesses. E uma categoria que tem atraído cada vez mais viajantes é o enoturismo. Esse é um roteiro focado na visita a vinícolas, para conhecer os modos de produções dos vinhos e fazer degustações, diante de belas paisagens.

Roteiros de enoturismo

Conheça os principais destinos que atraem os amantes de vinhos:

Borgonha e Bordeaux

A França é um dos maiores produtores dessa bebida no mundo. E duas regiões, em especial, atraem os seus apreciadores. A primeira é Borgonha, berço de rótulos sinônimos de qualidade, como Chassagne-Montrachet e Gevrey-Chambertin.  A segunda é Bordeaux, onde são produzidos alguns dos vinhos mais caros do mundo, como o Château Haut-Brion e o Château D’Yquem. Ainda na França, vale conhece a região de Champanhe, que abriga cinco mil fabricantes, como Dom Pérignon e Veuve Clicquot.

Porto

Localizada na região norte de Portugal, essa é a terra do famoso vinho do Porto. O local reúne pequenos produtores e grandes vinícolas, que produzem essa bebida forte e doce. Quem estiver viajando pelo país pode conhecer ainda Braga, onde é produzido o delicioso vinho Verde.

La Rioja

Localizada no Norte da Espanha, essa é considerada a melhor região vinícola do país e possui mais de 500 adegas. Na capital de Rioja, Haro, todos os anos no mês de junho, acontece a “Batalla del Vino”, onde pessoas vestidas de branco fazem uma guerra de vinho tinto com uso de pistolas d’água.

Califórnia

Esse estado é o quinto maior produtor de vinho nos Estados Unidos. Vale a pena conhecer Napa Valley, perto de São Francisco, que concentra 150 vinícolas. Para continuar o roteiro dos vinhos pela Califórnia, passe por Monterey e Oakville.

Mendoza

A região fica no meio da Cordilheira dos Andes e é a principal produtora de vinhos argentinos. São mais de 1.200 adegas e paisagens incríveis, bem ao nosso lado.

Serra Gaúcha

O Brasil também tem se destacado como produtor de bons vinhos, especialmente os produzidos no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.  Não deixe de conhecer cidades como Gramado, Canela, Caixas do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e Farroupilha.

Toscana

A região mais romântica da Itália reserva paisagens de tirar o fôlego e vinícolas que encantam pela beleza e, claro, qualidade de seus vinhos. Um roteiro pela Toscana possibilita ainda conhecer cidades belíssimas como Florença, Siena, Montalcino, San Gimignano e outras tantas.

O mais interessante ao planejar uma viagem é criar um roteiro que combine com o seu estilo. A experiência fica muito mais especial e marcante.

E se você é amante de vinhos, qual desses destinos seria a sua primeira escolha? Para te inspirar, confira nossa sugestão de livros que falam sobre o prazer de viajar!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão