Destinos que podem ter furacão

furacão

Com a passagem recente do Furacão Irma pelos Estados Unidos, muitos intercambistas tem se perguntado sobre a possibilidade de enfrentar um furacão no país escolhido para os estudos. Para responder a essa dúvida, fizemos uma lista de destinos sujeitos a passagem de furacões.

Destinos que podem ter furacão

Estados Unidos, Costa do México, América Central e as ilhas do Caribe costumam sofrer muito com os furacões, assim como Austrália e Canadá. Abaixo uma lista com as regiões mais propícias a ocorrência do fenômeno:

Oceano Atlântico

Estados Unidos, Canadá, México, América Central e Ilhas Caribenhas.

Oceano Pacífico

Austrália, Havai, Fiji, China, Japão, Filipinas e Taiwan.

Oceano índico

Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia, Birmânia, Paquistão, Indonésia, Madagascar, Moçambique, Ilhas Maurício e Quênia.

É possível que em suas pesquisas sobre furacões você de depare também com o termo tufão. Os dois fenômenos têm as mesmas características. Os nomes, no entanto, diferem de acordo com a região do planeta onde ocorrem. O primeiro se forma no Oceano Atlântico norte, no Mar do Caribe, no Golfo do México e no Oceano Pacífico, próximo ao litoral da América do Norte. Já o segundo, acontece no Oceano Pacífico próximo ao Japão, ao sul da Ásia e também na porção leste do Oceano Índico.

Temporadas de furacão

Furacões normalmente acontecem com maior frequência no final do verão. Nos países do Atlântico como Estados Unidos e Canadá, a temporada oficial vai do dia primeiro de junho ao dia 30 de novembro e caracteriza um período no qual os governos e centros responsáveis por prever as formações da tempestade entram em estado de alerta. O início da temporada não necessariamente indica a passagem imediata de um furacão. O mês de setembro costuma apresentar maiores riscos.

Já no pacífico sul, região onde está a Austrália, o período de ciclones tropicais varia entre novembro e abril, sendo mais intenso entre os meses de janeiro e março.

Para os mais curiosos, a Wikipedia tem uma pagina chamada Atlantic Hurricane Season, com informações detalhadas sobre as temporadas de furacão no Atlântico desde 1850.

O que fazer em caso de furacão

Os centros metereológicos dos países mais afetados pelos furacões estão bem preparados para detectar a chegada dessas tempestades com alguma antecedência, dando tempo para que todos os cuidados necessários sejam tomados. As escolas, inclusive, têm o hábito de reunir os intercambistas e oferecer orientações sobre como proceder em caso de emergência.

Obviamente, enfrentar esse tipo de situação não está nos planos de ninguém e pode gerar alguns inconvenientes, inclusive a eventual necessidade de deslocamento temporário. No entanto, caso aconteça, o mais importante é que o estudante não deixe de seguir a risca as orientações oferecidas pelas autoridades, para que tudo fique bem.

Quer mais orientações para planejar o seu intercâmbio? Clique aqui e confira várias dicas que preparamos para você.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão