Estude na Leysin American School

Leysin American School

Poucos países do mundo preenchem tão bem a lista de lugares ideais para se fazer intercâmbio quanto a Suíça. O país é cosmopolita e multicultural, o que possibilita que os estudantes aprendam vários idiomas. Está localizado no coração da Europa e oferece acesso fácil a lugares como França, Alemanha e Itália. A Suíça também possui paisagens deslumbrantes, daquelas que fazem a gente confundir janelas com molduras de quadro. E ainda é sede de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo. Se tudo isso te faz sonhar com um período de estudos por lá, a Leysin American School, localizada em uma das mais charmosas vilas do país, é uma ótima opção para você.

Leysin

A cidade, localizada nos Alpes Suíços, a 1.200 metros de altura e a 30 minutos de trem do Lago de Genebra, é uma combinação de tudo o que se pode esperar de uma vila suíça, com belas montanhas, casas bucólicas e uma vista difícil de colocar em palavras. É conhecida por oferecer excelentes condições para a prática de esportes a céu aberto, tanto no verão quanto no inverno. Nos períodos de calor, é ótima para quem curte trilhas, ciclismo e montanhismo. Nas épocas de frio, é perfeita para quem gosta de esquiar. A estação de Leysin, inclusive, é considerada a terceira melhor da Suíça.

A população, de aproximadamente 4.000 habitantes, tem o francês como primeira língua, no entanto, é fluente em inglês e muito acostumada a receber estudantes e turistas das mais diversas nacionalidades.

Estudando na Leysin American School

A Leysin American School iniciou suas atividades nos Alpes Suíços em 1961, com 89 alunos, 12 professores, e o propósito de criar um ambiente que mesclasse rigor acadêmico, estilo de vida saudável e experiências multiculturais. 56 anos depois, a escola se mantém fiel às suas origens. O modelo de ensino atual se sustenta sobre três pilares fundamentais: educação, esporte e arte.

Reconhecida mundialmente pela excelência de seus métodos, qualidade de sua grade curricular e pluralidade de seu ambiente, aparece entre as quinze melhores escolas do planeta. Recebe alunos do mundo inteiro, entre 12 e 18 anos de idade. Seus programas são divididos entre middle school (equivalente ao ensino fundamental), preparatory years (transição entre o ensino fundamental e médio) e middle years (ensino médio). As aulas são ministradas em inglês.

Morando no campus

A Leysin é uma boarding school – instituição na qual os alunos moram no próprio campus. A escola trabalha para garantir que prevaleça em sua estrutura uma atmosfera familiar, que facilite a adaptação, integração e aprendizado de seus estudantes. Por isso, possui algumas iniciativas focadas em construir links entre os alunos e fortalecer neles a sensação de pertencimento. A intercambista Mariana Signorelli, que fez um curso de férias na escola em 2014, nos contou recentemente o quão importante esse tipo de prática foi para sua rápida adaptação.

Multiculturalismo

A instituição conta com aproximadamente 350 alunos, divididos em mais de 50 diferentes nacionalidades, reforçando a filosofia de uma educação baseada em uma perspectiva global.

Viagens

Um dos programas que mais agrada os estudantes da escola são os Travel Weekends. A Leysin acredita que uma boa educação precisa combinar estudos e viagens, para que as experiências de um aprendizado global sejam vivenciadas na prática. As excursões incluem uma série de destinos históricos na Europa, como França, Itália, Alemanha e Grécia, por exemplo, mas os projetos podem se estender para além do velho continente, como aconteceu com a estudante brasileira Ana Clara Euler. Dentre as atividades realizadas na instituição, Ana teve a oportunidade de participar de um projeto social que envolveu a construção de uma escola infantil na Tailândia.

Prática de esportes

Durante o inverno, o programa de esqui faz parte da grade curricular. Os alunos são encorajados a praticar o esporte toda terça e quinta à tarde, como uma forma de estimular a manutenção de um estilo de vida saudável. Os programas de esporte, no entanto, não se restringem a neve. No verão são oferecidos aos estudantes atividades como basquete, vôlei, futebol, natação, tênis, rugby, dentre outros.

Porta aberta para universidade

A escola carrega consigo a marca de 99% de seus estudantes alocados em grandes colleges e universidades por todo o mundo, sendo que 40% destes continuam a sua educação em faculdades americanas.

Os interessados em estudar na Leysin Americam School podem procurar a agência de intercâmbios Intervip, que tem parceria com a instituição.

Quer saber mais sobre a Suiça? Confira quatro curiosidades que vão te deixar com ainda mais vontade de estudar por lá.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E receba todas as novidades em primeira mão